terça-feira, 18 de abril de 2017

Rescrevendo Histórias – Nova Identidade em Cristo

 Fomos feitos à imagem e semelhança de Cristo, conforme está escrito em Gênesis 1:26-27:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou, macho e fêmea Qualquer coisa diferente disso é “disfunção” e precisa ser ajustada para cumprirmos o que Deus sonhou para nós, desde a criação.
O primeiro passo para que Deus reconstrua as nossas histórias e nos coloque no caminho originalmente traçado é reconhecer a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Muitas vezes queremos a Salvação que está em Cristo, por meio de seu sacrifício na Cruz, mas muitas vezes rejeitamos o seu Senhorio sobre as nossas vidas.
Ao longo dos relatos da contidos da Palavra do Senhor, vemos muitos exemplos de pessoas que tiveram suas histórias reescritas e ganharam nova identidade, como por exemplo Abraão, Sara, Jacó e Paulo.
Observando o que a Palavra nos traz sobre esse processo de reconstrução de novas identidades, percebi que Deus agiu sobre a vida dessas pessoas basicamente sob dois aspectos: Ou Deus mudou o caráter delas; ou Ele mudou suas circunstâncias, sendo que em alguns casos houveram os dois tipos de mudança.
Quando vemos Abrão, cujo Deus reescreveu seu nome para Abraão e quando vemos Sarai, cujo Deus mudou seu nome para Sara, percebemos que Ele atuou mudando basicamente as suas circunstâncias.
Embora em dado momento, Abraão e Sara tenham duvidado da Promessa e ainda que Sara tenha tentado “dar uma forcinha” pra Deus, fazendo com que Abrão se deitasse com sua escrava, cujo fruto do relacionamento foi Ismael, em linhas gerais, pode-se perceber que o caráter de ambos estavam aprovados perante o Senhor, apesar das circunstâncias.
E foi justamente na circunstância que Ele agiu, pois apesar da sua idade avançada, Deus deu Isaque a eles, o filho da Promessa. E aqui vale lembrar que o tempo de Deus não é o nosso, cabendo a nós esperar nEle. Se Deus prometeu Ele cumprirá.
Quando vemos Jacó, cujo seu nome significava “suplantador” em hebraico, ou seja, “aquele que segura pelo calcanhar”, ser transformado em Israel “porque você lutou com Deus e com homens e venceu”, vemos uma transformação de caráter.
No entanto, esta transformação de caráter foi seguida de uma transformação de circunstância.
Jacó lutou com Deus quando estava indo ao encontro de seu irmão Esaú, a quem havia anteriormente enganado e roubado sua primogenitura, com apoio de sua mãe Rebeca.
Embora Jacó, agora Israel imaginasse que Esaú o mataria neste reencontro, mesmo tendo se passado 20 anos do roubo de sua primogenitura, Deus interveio e surpreendeu a Jacó, pois Esaú já o havia perdoado.
Já Saulo, transformado por Deus em Paulo, não teve transformação em seu caráter, mas transformação da circunstância.
Saulo era firme defensor das leis e dos costumes e quando encontrou verdadeiramente com Deus, tendo uma experiência com Ele, acabou colocando toda sua garra e fervor a serviço do Senhor. Ou seja, Deus mudou a circunstância, mas não precisou tratar o caráter do agora Paulo.
Considerando os exemplos acima, podemos perceber que Deus age tanto no caráter quanto na circunstância.
Eu não sei como Deus quer tratar com você, porque Ele tem um jeitinho todo especial de tratar a cada um de nós em sua individualidade e necessidade, mas o que importa é que tenhamos nosso caráter aprovado e possamos chegar ao fim da carreira refletindo o Plano original de nosso Senhor, sendo sua imagem e semelhança, mas para isso é necessário aceitar, verdadeiramente o seu Senhorio. Pois quando estamos sob o Senhorio do Pai, a Salvação é consequência.
Deus está disposto a mudar nossas histórias. Deus está disposto a ter um "Peniel" com cada um de nós, assim como teve com Jacó.
Aceitemos o Senhorio de Deus sobre as nossas vidas e voltemos ao Plano original, sejamos sua imagem e semelhança, sendo transformados dia após dia, de glória em glória, pelo Espírito Santo.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
2 Coríntios 3:18

Nenhum comentário: